18 agosto 2009

"MEMÓRIAS DE ADRIANO"


O Império Romano ao tempo de Marco Úlpio Nerva Trajano (53-117). Uma boa ajuda para a leitura do livro de Yourcenar. CLICAR SOBRE A IMAGEM PARA VER EM TAMANHO GRANDE.

3 comentários:

João António disse...

Sem dúvida, este mapa é uma grande ajuda. Uma obra densa como é este livro, que classifico como um vade-mécum, do sentir humano, tem de ser devidamente enquadrado no tempo-espaço daquela época. Estou a fazer uma releitura, colhendo as pérolas e depositando-as no meu caderno, que é meu cofre de tesouros.

Custódia C. disse...

Ainda no rescaldo de tão intensas Memórias, revejo mais uma vez este mapa. Tendo Adriano provavelmente nascido ali tão perto da Lusitania, terá atravessado fronteiras para oeste? Gosto de pensar que sim, que andou por aqui, a pisar terras que nós também pisamos ....
Até ao Boris!

Manuel Nunes disse...

Sim, Custódia, quem sabe? Nascido em Italica (ao pé da actual Sevilha, que naquele tempo se chamava Hispalis), tinha estrada para Pax Iulia (Beja), Ossonoba (Faro) e, mais distantes, Salacia (Setubal) e Olisipo (só faltava a ponte!...). No livro é referido que a família era proprietária, salvo erro, de minas de cobre. Ora na Lusitânia, em Vipasca (Aljustrel)também havia um importante couto mineiro que laborou desde o tempo de Augusto até ao século III.
Há um livro muito intessante sobre estes assuntos: "O Domínio Romano em Portugal" do Prof. Jorge de Alarcão.
MN