23 outubro 2010

"MEMÓRIAS DO CÁRCERE"


Hoje, sábado, sentei-me às nove horas da manhã com as “Memórias do Cárcere” de Camilo. A luz do sol, que não era coada por ferros, entrava-me com generosidade pela janela da sala. Havia boas condições para a leitura. O exemplar que comecei a folhear é de uma edição da Parceria A. M. Pereira, comemorativa da inauguração, em 2001, do Centro Português de Fotografia na Cadeia da Relação do Porto. Uma edição de luxo, em excelente papel e com belíssimas manchas gráficas, também com muitas fotografias.
(Abro aqui um parêntesis para dar uma palavra de incentivo àquela leitora que anda a contas com os “Mistérios de Lisboa”. Garanto que se lhe toma o gosto, vai passar ao “Livro Negro de Padre Dinis”, à “Bruxa do Monte Córdova", sei lá…).
E prossigo: “Memórias do Cárcere”, Cadeia da Relação do Porto – esse edifício de estética desornamentada e geometrizante que os historiadores de arte inscrevem no ciclo da arquitectura Port Wine de inspiração inglesa. Lá se alojou Camilo por duas vezes: uma num curto período de vinte e um dias, em Outubro de 1846, por causa do rapto da jovem Patrícia Emília; outra, de 1 de Outubro de 1860 a 16 de Outubro de 1861, um ano e alguns dias, pelo crime de adultério com D. Ana Plácido, crime do qual viria aliás a ser absolvido em julgamento público.
Parece que não teve um regime prisional muito severo. Beneficiava de saídas quase diárias para ir ao médico e aproveitava-as para passear pelo centro do Porto; era visitado pelo senhor D. Pedro V (aquele para quem Alexandre Herculano escrevera a História de Portugal - ad usum delphini); estava amparado por um baú de livros que impressionou o rei e, sobretudo, tinha disposição para trabalhar, para escrever.
Acabei de ler o “Discurso Preliminar”, uma peça que precede as narrativas dos casos criminais que o autor encontrou naquela casa de perseguidos da justiça . Há neste exórdio uma passagem de hilariante erudição: a referência, a propósito de se ter alojado, quando andava em fuga, na estalagem da Joaninha de Guimarães, a várias Joanas e Joaninhas históricas ou literárias. Termina com uma alusão à mais execrável de todas: E que me dizem duma Joana, que teve o desaforo de fingir-se homem, e subir na jerarquia eclesiástica até fazer-se papa, e denominar-se João VIII?! A esta hora estava este João canonizado, se Joana, quando ia em procissão, não dá à luz do dia e dos círios um robusto menino! Ora vejam por que mãos tem andado a tiara de S. Pedro! Na segunda edição do livro, admitiu ser esta história uma fábula engenhada pelos protestantes, porém, nem por isso a retirou do texto.
Bem, continuemos a leitura.

2 comentários:

Custódia C. disse...

Manuel
Só tenho um comentário: apetece-me ir já agarrar num livro de Camilo :)

Maria Amélia disse...

Leitores do Camilo:

Só 2 pormenores:

Da minha experiência dos Mistérios e a propósito deste episódio da papisa que o Manuel partilhou, a partir das Memórias: o sentido de humor do nosso amigo é irresistível! No meio das maiores desgraças, lá aparece o espírito, jocoso, sarcástico, cómico, o que for mais apetecido!

2º pormenor: na leitura dos Mistérios, tropecei, pela noite dentro (também a noite da narrativa) na referência do próprio autor ao "Livro Negro" do protagonista, P. Diniz, entre outras identidades...