25 outubro 2010

O Falcão de Malta

A propósito de “A noite do oráculo”, deparamo-nos com a referência a Dashiell Hammett e ao seu livro mais famoso “O Falcão de Malta”, onde a história de Flitcraft dá origem ao romance que Sidney Orr começa a escrever no célebre caderno português de cor azul. Nunca li a história do tesouro pelo qual vale a pena matar, nem segui as pegadas de Sam Spade, o detective empenhado na resolução do mistério. Mas como gosto de policiais e mistérios, vou tentar encontrar por aí, nos alfarrabistas e feiras de livros usados, uma edição da velhinha colecção Vampiro…

2 comentários:

Manuel Nunes disse...

É isto o melhor que os bons livros nos dão: remeterem-nos sempre para outras leituras.

Maria Amélia disse...

Custódia:

Ora aí tens: agora já o podes ler, por sortilégio de transmissão de pensamento- sem ter visto o teu post sobre o Falcão de Malta, e sabendo eu que o tinha, ou não tivesse sido um dos meus preferidos na época "própria" (haverá mesmo um tempo para tudo, como diz o Eclesiastes?)
Uma vez descido o Falcão do castelo dos "Vampiros", aproveitei para compulsar aquele episódio que serve de inspiração ao P.Auster...pois sim! Logo conversamos, não é verdade?

Mª Amélia