27 julho 2011

CALÇADA DO MOINHO DE VENTO


A Calçada do Moinho de Vento é um arruamento no limite das freguesias da Pena e de São José, em Lisboa.Num processo da Inquisição, de 1594, é mencionada a existência de um moinho de vento na encosta do Campo de Santana. O topónimo «Moinho de Vento» já data, pelo menos, do século XVIII.
Localização: do Campo dos Mártires da Pátria à Rua de Santo António dos Capuchos.
Freguesia: São José

(Fonte: Wikipédia)

Nessa noite pelas nove horas o conselheiro Acácio, muito abafado, descia o Moinho de Vento, quando encontrou Julião, que vinha de ver um doente na Rua da Rosa.

(Eça de Queirós, O Primo Basílio)

4 comentários:

Maria Amélia disse...

A mim me parece, salvo melhor opinião, que não se trata da mesma rua ou zona, pois a Rua da Rosa fica no Bro Alto. A minha ideia é... bem, quem quiser saber, que se faça presente na sessão de 29, com O Primo Bazilio e Cª...

Manuel Nunes disse...

Sim, sim, bateu ao lado. Lendo melhor o texto, devia ficar entre S. Pedro de Alcântara e os Jardins da Patriarcal.
Fui levado pela ideia de que Julião, embora vindo do Bairro Alto, ia para a Escola Médica (que não podia ser a do Campo Santana,claro, mas a que fora fundada por Passos Manuel junto ao Hospital de S. José). O que por ali andava a fazer o conselheiro, bem, isso já seria outra história.

Joca disse...

Eu sei, eu sei! Eu descobri, e a Amélia também, onde ficava o Moinho de Vento! Grandes revelações para breve! Organizações Pandeireta...e tudo se resolve e enfeita! :)

Manuel Descobridor disse...

Joca,
Não quis estragar nenhum programa, mas antes de ver o teu comentário já tinha botado um novo post. Eu descobri! Eu descobri! Eureka!