01 setembro 2016

"A Morte de Ivan Ilitch" de Leon Tolstoi - 24 de Setembro às 15h00

A abrir

"No prédio do Tribunal, durante um intervalo do julgamento do caso Melvinsky, os membros da Corte e o promotor reuniram-se no gabinete de Ivan Yegorovich Shebek e a conversa recaiu sobre o famoso caso Krasovsky. Fiodr Vassily Evich insistia em que o caso não estava sob sua jurisdição, Ivan Yegorovich argumentava o contrário, enquanto Piotr Ivanovich, como não estava na discussão desde o início, não tomava o partido de ninguém, mas passava os olhos pelo Gazette, que tinham acabado de entregar.

– Senhores – exclamou. – Morreu Ivan Ilitch.
– Não é possível!
– Está aqui. Pode ler – disse Piotr Ivanovich, passando o jornal que ainda cheirava a tinta a Fiodr Vassilyevich.

Cercadas por uma borda preta, liam-se as seguintes palavras:

É com profundo pesar que Praskovya Fiodorovna participa a amigos e parentes a passagem de seu estimado esposo, Ivan Ilitch Golovin, membro da Corte Suprema, que deixou esta vida no dia 04 de Fevereiro do ano da graça de 1882. O enterro acontecerá na sexta-feira, à uma hora da tarde..."

in "A Morte de Ivan Ilitch" de Leon Tolstoi

2 comentários:

Maria Amélia disse...

Alternamos então leituras de 400 páginas, ou mais, daquelas que nunca mais acabam, com esta(s), que se fazem em poucas horas...ou estarei enganada e afinal, como na edição que utilizei, este conto (porque é um conto?)vem acolitado por outros dois, O Diabo e O Padre Sérgio, de seus títulos, os quais também são para digerir? E meus amigos, literatura à parte, este nosso Tolstoi não faz por menos com o objetivo de nos pôr a participar dos problemas existenciais que lhe devem ter devorado a vida! (Aqui entre nós, confesso: neste fim de verão, com algumas inesperadas peripécias, passava muito bem sem estes solavancos da alma...). Adiante.

Custódia C. disse...

Estou a agarrar-me a episódios humorísticos pontuais :)