19 setembro 2009

LIVROS PARA 2010

Dante Castelani

Sei que ainda falta algum tempo, mas já ando com umas ideias para os nossos livros de 2010. Aqui vão três propostas que somadas às das nossas leitoras e leitores (raros) permitirão a eleição dos doze livros do ano – sem campanhas, sondagens e outras coisas que tais:

= “O Crime do Padre Amaro” de Eça de Queiroz, em diálogo com a pintura alusiva de Paula Rego.

= “Morte em Veneza” de Thomas Mann, tendo presente o filme homónimo de Luchino Visconti.

= “O Vendedor de Passados” de José Eduardo Agualusa, não perdendo de vista os escritos de Jorge Luís Borges.

Que tal?

Anseio pelo momento límpido da escolha.

M.N.

3 comentários:

endríago apaixonado disse...

Interessante, a leitora.

Custódia C. disse...

Concordo com os 3, agarrando também a sugestão sobre a Paula Rego, que ficou lá no Ametista.
Eu proponho um destes três:
- Rebeca (Daphne du Maurier)
- A Família de Pascoal Duarte (Camilo José Cela)
- O Monte dos Vendavais (Emily Brontë)
A ordem é perfeitamente irrelevante :)

Paula M. disse...

Eu ainda não proponho nada; nem para pensar tenho tido tempo, mas devo dizer que as sugestões agradam-me. E que tal as «Memórias Póstumas de Brás Cubas» de Machado de Assis, embora n/ haja filme? É que estou a relê-lo e a gostar. Quando conseguir pensar apresento outras sugestões.
Agora este senhor que por aqui aparece de vez em quando com comentáriozinhos...Diga lá ao que vem e deixe a leitora e passe aos livros «apaixonantes».