26 setembro 2012

"ERASMO DE ROTERDÃO"

Não sou grande leitor de biografias, mas ando interessado nesta: Erasmo de Roterdão, de Stefan Zweig, tradução de Alice Ogando. Uma honesta edição de 1943 da Livraria Civilização-Editora.

20 setembro 2012

NOVO LIVRO DE MÁRIO DE CARVALHO

O Varandim, seguido de Ocaso em Carvangel, hoje apresentado na FNAC do Chiado. A matéria destas novelas tem que se lhe diga, assim o deu a entender António Mega Ferreira. Os nossos leitores, claro, estavam lá. A literatura não dá dinheiro, não trabalha para a redução do défice, mas mesmo assim a sala estava cheia. Só dos nossos éramos oito: aí  estão, na fotografia, duas leitoras que se deixaram apanhar.

15 setembro 2012

12 setembro 2012

ERASMO e DAMIÃO DE GÓIS

Damião de Góis (1502-1574), retrato a carvão por A. Dürer
 
" Leitor assíduo de Erasmo, Damião de Góis fez a sua aprendizagem do erasmismo directamente com o mestre. A posição privilegiada que ocupava no Norte da Europa, a sua inteligência e, segundo o próprio Erasmo, a sua simpatia, fizeram com que tivesse um contacto muito regular com o grande humanista e acabasse por consolidar uma amizade que lhe permitiu viver hospedado em sua casa por alguns meses. Erasmo mostrará com Damião de Góis sempre deferência; seja ao procurar que ele aprofunde os seus estudos de latim, seja ao aconselhar-lhe comedimento nas relações com o mundo reformado alemão. Góis será fiel a essa amizade em toda a sua vida. Logo depois de morrer o seu mentor humanista, fazendo uso do poder económico, Damião de Góis admitirá e interessar-se-á pela impressão da obra completa de Erasmo o que acabou por não conseguir. Mais tarde, perante os inquisidores, não desdirá das suas ideias e amizades e terá de defender-se pelos contactos que mantivera com Erasmo e com os reformadores, perigo que, no passado, Erasmo lhe antevira."
António Camões Gouveia, Sociedade e Cultura Portuguesas 2, Universidade Aberta.

05 setembro 2012

Elogio da Loucura, de Erasmo, sexta feira, 28 de setembro, às 21H


"O mundo é um palco e a vida um jogo de som e de fúria, representado por um louco"...eis a metáfora utilizada no início da Introdução deste livro, de Desidério Erasmo, objecto de análise na próxima sessão; nós ainda no caminho dos clássicos.

Deixo outra ideia: " A pior das loucuras é, sem dúvida, pretender ser sensato num mundo de doidos"

Leitores de todos os livros, analisai-vos!

04 setembro 2012

AVISO À NAVEGAÇÃO

Quem for aos domingos para os lados de Belém, ali nos jardins quase fronteiros aos Jerónimos, tenha cuidado que pode topar com uma feira de velharias, livros, etc. e com exemplares preciosos como estes que lá adquiri a um preço tão baratinho, tão baratinho que até tenho vergonha de dizer. Este exemplar de Uma Gota de Sangue, 1º volume do ciclo romanesco A Velha Casa, de José Régio, é da 1ª edição de 1945.