18 julho 2011

RUA DO FERREGIAL DE CIMA

Estarão recordadas as nossas leitoras daquela manhã em que o Conselheiro Acácio visitou Luiza, encontrando-a  acompanhada do seu dilecto primo. Esta gente de oitocentos era basicamente bem intencionada, pelo que houve cenas de piano e cantorias, amabilidades de cavalheiros e, no final, depois de saber que Bazilio estanciava no Hotel Central, o Conselheiro ofereceu a sua casa: Rua do Ferregial de Cima número três, terceiro. - Era nesta rua que hoje se chama Vítor Cordon.

(Capítulo IV de O Primo Bazilio, p.110 da edição Livros do Brasil)

8 comentários:

Joca disse...

Desafio atrevido: Manuel, organiza um passeio "da Luiza", à semelhança do organizado para o Ricardo Reis. Lisboa merece...e nós também.

Manuel José disse...

Sim, Agosto tórrido é o mês dos nossos passeios por Lisboa. Aliás, é o mês em que decorre a narrativa do Eça. Sendo assim...

Custódia C. disse...

... sendo assim cá ficamos à espera! Eu alinho :)
Que bela ideia Joca!

Maria Amélia disse...

Ora aqui está uma rua por mim bastante calcorreada, em tempos de Belas Artes, longe de Luízas e Conselheiros, Acácios ou outros estava eu. Percurso que alguns, mais atrevidos, faziam, descendo as longas escadas destes prédios à direita, revela a ligação vertical entre esta rua e a do Ferragial (ou Ferregial, à Eça?)através dos lotes com duas frentes. Talvez por isso esta era a do Ferregial de Cima!
Enquanto (à Eça)ao passeio da nossa (malograda)amiga Luiza por Lisboa, têm aqui uma adepta incondicional, preparando-se para ajudar a programar o referido e almejado! Agosto tórrido, espera-se! Aponto desde já para o sábado 13 ou sábado 20 (o ano passado foi dia 7), com dia inteiro, à imagem do anterior.

Manuel José disse...

Acabei de ler aquele episódio em que a pobre D. Felicidade fez a entorse do pé. (O que calhou muito bem para Sebastião justificar as saídas de Luiza). Recolheu-se à Encarnação para tratamento e repouso. Esta Encarnação, onde não podiam ir homens, deve ser o antigo mosteiro das Comendadeiras de São Bento de Avis (vi isto na Wikipedia)que ficava no actual Largo do Convento da Encarnação, topónimo da freguesia da Pena, ali entre a rua do Coliseu e a Calçada de Santana, por cima do Palácio da Independência. Um ponto a incluir no nosso percurso.

Maria Amélia disse...

Muito bom! Continuemos com as pesquisas. Cá vou registando...

Maria Amélia disse...

Volto à vaca fria: o passeio é para 13 ou 20 do tórrido mês?

Joca disse...

Que pressão, que stress! Vamos em passeio, calma! O verão foi tórrido (por um feliz acaso este não está a ser), mas o passeio será ameno :) No dia 20 não estarei em Lisboa, mas no dia 13 poderei ir passear pelos lugares dos passeios do livro...