27 setembro 2011

A PIETÁ MAIS BONITA DA NOSSA ESTATUÁRIA

Fotografia tirada em Amarante em 7 de Setembro de 2011. Já não me recordava de que Ruben A. falava disto.

(...) de Amarante, onde era mais raro irmos, misturávamos o olhar para aquelas velharias da praça onde só mais tarde vim a descobrir a Pietá mais bonita da nossa estatuária, ali em plena esquina da ponte - de lá trazíamos as lérias e os foguetes.

O Mundo à minha procura, p. 127.

1 comentário:

JOÃO SILVA disse...

Caro Manuel Nunes
Como tenho notícias da Pietá de Amarante: a da Senhora da Ponte, ou Senhora da Piedade, vou-lhas contar.
Sob o seu olhar sobranceiro o Manuel Nunes passou há alguns anos em tarde de borrasca persistente e de Alexandre Pinheiro Torres provocou a sua (e os mais da sua "troupe" dos livros) vai ter uma réplica pois esta imagem ia-se perdendo. A perder ficavam os transeuntes que não possuíam um olhar sem impedimentos sobre a face policromada que se escondia nas costa da Senhora. Vai ser (ou foi) executada uma replica que irá para um lugar (qual ainda se desconhece),presume-se para que as duas faces se possam admirar. A original recuperada, pasme-se, está empacotada em um museu designado de Arte Sacra.
Ora, esta Senhora - DIZ A HISTÓRIA - é de propriedade publica e de natureza civilista constando que a Edilidade (que duvido ser esta a proprietária da imagem) a tenha remetido para aquele lugar... privado!
Ficarão os poetas e os escritores (p.ex: Augusto Casimiro) de admirar e inspirar-se sem "impedimentos", sejam de que natureza for, esta imagem civilista de um quase sorriso inesperado e que segura no regaço o Seu filho (-Jesus no colo.
Manda o consignado pela res publica que se inflita o que a ameaça e colocar em local digno: por exemplo, no espaço imenso e algo vago do Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso desta Cidade.
E nesta altura perguntaria se Régio e Alberto Serpa se dignariam a tecer fosse o que fosse a uma replica Pietá então encontrada no angulo Ponte e Convento de S.Gonçalo em um nicho e pedestal de arrumo no ângulo nascente Ponte-Convento. Presumiria que dados uns passos e num local P Ú B L I C O admirassem a real beleza desta Pietá... "a Pietá mais bonita da nossa estatuária, ali em plena esquina da ponte".