29 julho 2014

LER A MANCHA

Revista "Ler", nº 67, Verão de 2005
 
«Não me incomoda ser um cavalo, sobretudo agora que posso pastar livremente, sem que já nada me atormente, a não ser a memória, pelas verdes pastagens da eternidade; do que eu nunca gostei, e ainda não gosto, é de cavaleiros andantes, ou antes, cavalgantes, pois quem realmente andava éramos sempre nós. Eu sei que, excepto nas corridas, quem faz a glória do cavalo é o seu cavaleiro. Se eu não tivesse tido como cavaleiro o senhor Quixote de la Mancha, ou Quixada ou Quesada, que até hoje não sei ao certo como diabo ele se chama, o meu nome teria sido esquecido por todos, antes mesmo de eu morrer.
Infelizmente não foi. (...)»
 
JOSÉ EDUARDO AGUALUSA, "Rocinante"

19 julho 2014

A redenção da leitura

 
Foi notícia: a Comunidade de Leitores da Biblioteca de Cascais, de São Domingos de Rana, deslocou-se às Caldas da Rainha no dia 13 de Julho. Este evento foi o corolário da leitura do livro "A redenção das águas", de Carlos Querido, e da participação, com o mesmo livro, na Feira do Livro de Lisboa deste ano.

Foi uma jornada memorável, com um ambiente de festa e com uma organização super cuidada e super recheada de história e de património.
A Comunidade não pode deixar de expressar um grande agradecimento ao apoio da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e ainda, muito em particular, a todo o desvelo e carinho manifestados pelo Dr. Carlos Querido e sua esposa.
Esta aventura começou com um livro, e a literatura passou para a vida...

12 julho 2014

MIL E UMA NOITES

SCHEHERAZADE ou o poder das histórias narradas.
Na noite de ontem com Rimsky-Korsakov, Festival ao Largo, 5-dos nossos-5: «De la musique avant toute chose, / Et pour cela préfère l´Impair / Plus vague et plus soluble dans l´air, / Sans rien en lui qui pèse ou qui pose.» (Paul VERLAINE, "Art poétique").
 

10 julho 2014

Como a água que corre, de Marguerite Yourcenar, dia 25 de julho, pelas 21H





A abrir, em "Anna, Soror"...primeira novela do livro:

"Nascera em Nápoles no ano 1575, detrás das espessas muralhas do forte de Santelmo cujo governador era seu pai....."

Querem saber mais? Leiam! :)

07 julho 2014

NO ENTANTO EU SEI

no entanto eu sei que se conseguir escrever
um verso todas as noites um verso que seja
será suficiente para adiar o branco infinito da morte

AL BERTO, em "três poemas esquecidos"

06 julho 2014

"DOM QUIXOTE", DE RICHARD STRAUSS

Dom Quixote, de Richard Strauss, na noite de Poemas Sinfónicos do 6º Festival ao Largo. Orquestra Sinfónica Portuguesa com direcção de Emil Tabakov. Solista de violoncelo, Irene Lima, essa que aí se mostra com um belo vestido oferecido por Pilar del Rio. A fimbria do dito, informou o apresentador, está debruada com uma frase de O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Não deu para ver.