20 setembro 2017

RED HOUSE, Bexleyheath, England



Significativa para a história da Arquitetura e do Design, a "Red House", situada em Bexleyheath, foi projetada em co-autoria pelo arquiteto Philip Webb e William Morris, fundador do movimento "Arts and Crafts". Construída em 1860, surgiu do desejo de Morris de viver numa casa rural, fora do ambiente insalubre de Londres, e corresponde às ideias que defendia, inspiradas num certo medievalismo, mas sustentando um retorno ao essencial, aos materiais primitivos e ao artesanato, como reação à prevista uniformização industrial, mas sobretudo ao gosto dominante, eivado de ecletismo e falho de caráter.  Morris, assim como Ruskin (um dos muitos personagens de "Adoecer", de Hélia Correia) e seus seguidores, são considerados pioneiros do Movimento Moderno (Nicolaus Pevsner). Também aqui pontua o paradoxo, tema que não cabe agora tratar.
Alguns artistas pre-rafaelitas,  protagonistas de "Adoecer" , nomeadamente Dante Gabriel Rossetti (e Edward Burne-Jones) colaboraram na decoração da casa de William Morris, subsistindo ainda pinturas murais deste último.
Atualmente, a casa está transformada em museu e centro de atividades:
https://www.nationaltrust.org.uk/red-house

5 comentários:

Manuel Nunes disse...

Esse tema da insalubridade de Londres (bem presente na peça de "O Bando")na origem da casa de Bexleyheath. No nº 14 de Chatham Place, Lizzie dispunha de um balcão sobre o rio, um esgoto a céu aberto, como agora se diz. Julgo ter lido que ela até ouvia as vozes dos marinheiros, ou se calhar tresli... Já procurei a localização da artéria no Google Maps, mas não dei pela proximidade do rio. Querem ver que terei de ir a Londres para ver bem a coisa?

Custódia C. disse...

Todos os motivos são bons para se voltar a Londres, mas esse vinha mesmo a propósito :)

Maria Amélia disse...

Precisamente: mais um motivo para voltar a Londres. Afinal já não vou ficar só enfiada nos museus! A questão é, quando?

Joca disse...

Organizem, que eu vou...

Joca disse...

https://www.google.pt/maps/place/14+Chatham+Pl,+London+E9+6PE,+UK/@51.5675511,-0.6289399,9z/data=!4m5!3m4!1s0x48761ce31cdb83cb:0x72b73e32d726de7f!8m2!3d51.5452547!4d-0.0505913