"... Aproximámo-nos todos, e eu, por cima da cabeça de Cathy, enxerguei um garotito sujo e andrajoso de cabelos pretos. Era suficientemente grande para andar e falar e, pelo rosto, parecia até mais velho do que Catherine; mas, quando o puseram de pé, limitou-se a olhar em volta e a repetir, sem parar, palavras que ninguém entendia..."
in "O Monte dos Vendavais" de Emily Brontë
4 comentários:
"Será Mr. Heathcliff lobisomem ou vampiro?". Esta a frase que me deixou suspensa hoje de manhã, ao deixar, uma vez mais, para mais tarde, o epílogo da saga familiar que é O Monte dos Vendavais, Wuthering Heights. Romance que me consegue prender do princípio ao fim, com vontade de o ler de uma assentada, fascinada, não sei se mais pelo enredo em si mesmo, pela atração do abismo da manifestação da maldade humana ou pela inteligência da estrutura da narrativa...
Não acho que seja nenhum dos dois. Apenas uma alma atormentada, em grande parte devido à violência dos seus sentimentos. Grande romance!
... Estou mesmo a ver que se aproxima uma sessão sentimentalista... Apelo à objetividade da crítica literária e à especialista em análise psicológica, para moderarem a discussão.
:) :) :) O meu comentário levou-te a pensar isso? Olha que não, só se for um sentimentalismo gótico ... agora é que me excomungas :) :) :)
Enviar um comentário