22 janeiro 2021

O “The Gray Ghost”, no "Mataram a Cotovia"

(Imagens da net)

A primeira tentativa de incursão à casa dos Radley, por Scout, Jem e Dill, aconteceu porque o Dill apostou o seu livro “The Gray Ghost” contra dois “Tom Swift” do Jem, em como ele não conseguiria ultrapassar o portão da referida casa. Aposta muito tentadora para Jem que mesmo assim demorou 3 dias a decidir-se. Aí começaram as aventuras das 3 crianças em torno do misterioso Boo Radley. O mesmo Boo que tem um papel fundamental no epílogo do romance.  

Mesmo no final de “Mataram a Cotovia”, o “The Gray Ghost” volta a aparecer. Após os terríveis acontecimentos dessa noite, Atticus que está a velar o sono de Jem, agarra no livro que estava por perto e começa a ler. Scout aparece, e pede para ele ler em voz alta. Atticus começa por recusar, por achar a história assustadora, mas Scout insiste dizendo que não tem medo. Aconchega-se e embalada pela voz do pai, pelo conforto do quarto e pelo barulho suave da chuva vai adormecendo. Quando Atticus a leva ao colo para a cama, ela vai murmurando:

“…Ouvi tudo o qu’ disseste – murmurei - … não estava a dormir, é sobre um barco e o Fred Três Dedos e o Stoner’s Boy…

Ele desapertou-me o macacão, encostou-me a si e despiu-mo. Depois segurou-me com uma mão enquanto pegava no pijama com a outra.

- Pois, e depois eles pensavam qu’ era o Stoner’s Boy quem estragava tudo no clube e espalhava tinta por toda a parte….

Levou-me para a cama e sentou-me nela. A seguir levantou-me as pernas e meteu-me debaixo das cobertas.

E vai daí eles perseguiram-no, só qu’ nunca o apanhavam porque não sabiam como ele era, e, depois Atticus, quando eles o encontraram, afinal não tinha sido ele qu’ tinha feito aquelas coisas… Atticus ele era mesmo bom…

As suas mãos estavam por baixo do meu queixo, puxando as cobertas e aconchegando-as à minha volta.

- A maior parte das pessoas são assim, Scout, quando finamente as conhecemos.

Desligou a luz e foi para o quarto do Jem. Sabia que ele ia ficar lá a noite toda e lá estaria ainda quando o Jem acordasse.”

 

E terminamos assim, com o herói Stoner’s Boy a moldar-se à imagem do Boo Radley. Ou será que é o contrário?

4 comentários:

Maria Amélia disse...

Investigando também o Tom Swift descobrem-se coisas interessantes que talvez valha a pena partilhar.

Custódia C. disse...

Venham elas, Amélia!
Também fui pesquisar um pouco e pareceu-me isso mesmo :)

Emanuel disse...

Há uma referência literária que logo me chamou à atenção: "A Cabana do Pai Tomás", de Harriet Beecher Stowe, esse romance sentimental que, no dizer de Lincoln, teria sido o princípio da Guerra Civil Americana pela abolição da escravatura. O romance é citado no capítulo 20, creio que nas alegações finais de Atticus no julgamento de Tom Robinson (digo creio porque agora não tenho o livro comigo, só os apontamentos tirados). Além da coincidência dos nomes(Tom), ambas as personagens são pessoas de etnia africana caracterizadas pela bondade, honestidade e lealdade aos seus senhores, vindo a ser traídos pelos escravocratas em Harriet Beecher Stowe e pelos segregacionistas em Harper Lee. Enfim, isto de livros é como as cerejas.

Emanuel disse...

EMANUEL DIZ:
Comentário anterior
--- Não é "chamar à atenção", mas "chamar a atenção" ;)