31 janeiro 2022

"O JANTAR DO BISPO", conto de Sophia

 Tentação de Cristo (1854), de Ary Scheffer

Este foi um dos contos de que mais gostei. Conto de Deus e do Diabo, e de algo mais.

O Diabo não se reconhece pela luz, mas pela sombra. Nem todos são capazes de o ver, daí o seu sucesso como tentador. Só os inocentes conseguem trespassar essa barreira de ocultação. O pequeno João, filho do poderoso Dono da Casa, «reparara que a sombra daquele homem [o Homem Importante] era enorme e enchia os tectos, gesticulando como um grande polvo».

A missão do Padre de Varzim assemelhava-se à dos padres operários, movimento contrariado por Pio XII, mas reabilitado posteriormente por João XXIII e Paulo VI. Os padres descendo aos infernos do trabalho assalariado, vivendo lado a lado com os operários das fábricas, defendendo-os. O Padre de Varzim vivia na pobreza  ao lado dos cavadores das vinhas. Dai o jantar e o convite ao Bispo: o Dono da Casa queria pedir ao Bispo que afastasse da freguesia o Padre de Varzim.

E havia o telhado de uma igreja para cuja reparação precisava o Bispo de uma esmola. Uma esmola de uma pessoa caridosa como o Dono da Casa. O assunto resolveu-se. Por assombradas artes do Homem Importante, o Bispo afasta um pároco incómodo e ganha as obras da igreja.

Depois há o encontro com o enigmático mendigo, o remorso, o mistério em torno do Homem Importante, a recusa da dupla esmola do Diabo.

Sobre este conto, diz D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto, no pórtico da obra: «que o Bispo volte a ser, mais que o construtor de igrejas, o construtor da Esperança.»


2 comentários:

A Pimentel disse...

Infelizmente mais uma vez não tive oportunidade de estar presente. Aguardo melhores dias quando passar para as 29h30 ou 21h.

Custódia C. disse...

A consciência do Bispo falou mais alto, mas foi preciso o encontro com o mendigo para esse despertar. As tentações são sempre muito complicadas...