01 junho 2022

“Os Informadores” de Juan Gabriel Vásquez - 24 Junho às 20h00


Sinopse:

Quando o jornalista Gabriel Santoro publicou o seu primeiro livro, não imaginava que a crítica mais implacável fosse ser escrita pelo próprio pai.

O tema parecia inofensivo: a vida de uma amiga da família, judia chegada à Colômbia em fuga da Alemanha nazi, pouco tempo antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial. Por que razão terá o seu livro sobre Sara Guterman ferido o pai a ponto de o levar a humilhá-lo publicamente? Que segredo imprevisto esconderão aquelas páginas? O que alimentará a raiva e a alienação do patriarca?

Impelido pela morte misteriosa do pai num acidente de automóvel, Santoro decide indagar a verdade, antes que o passado lhe escape por completo. A investigação irá destapar impensáveis traições e segredos da história familiar. Na dolorosa reconstrução do retrato da família - sombrio, complexo, enigmático - acabará por descobrir um episódio sinistro do seu país nos anos de trevas da Grande Guerra, a catástrofe que deixou a Europa em escombros e tocou milhares de vidas no outro lado do Atlântico.

4 comentários:

Manuel J. M. Nunes disse...

Viva, indefectível bloguista! Ainda não comecei a ler, nem sei quando começarei, enredado que ando em outros lavores. Lá irei a seu tempo, tenho alguma curiosidade...
P. de Oeiras, da Casa Pombalina, espero que não faltes desta :)
:)

Custódia C. disse...

Comprei a versão e-book. Também não comecei a ler :)
Casa Pombalina? De que falas tu???

MJMN disse...

A "casa pombalina" é ali em Oeiras, ao pé do Palácio do Marquês, onde mora uma nossa amiga ultimamente um bocado ausente das sessões. Disse-me ir ler o livro para vir à sessão, Vamos lá a ver se consegue mesmo... :)

Custódia C. disse...

Ahhhh, Já percebi o P. de Oeiras :) :) :)
Sim, também espero que apareça. Temos saudades!!!