30 dezembro 2013

Plano de Leituras para 2014 (actualizado)

 
Fotos da Dulce

Embora o Plano fique em permanência aqui ao lado na faixa da esquerda, publica-se mais uma vez, com a actualização devida (Fevereiro e Março).
Contamos com todos os companheiros leitores, de forma a registarmos grandes audiências tal e qual como na última sessão do ano.

Bom Ano e Boas Leituras!

1º trimestre – Literatura de expressão Portuguesa
31 Janeiro – Bastardos do Sol, de Urbano Tavares Rodrigues
28 Fevereiro – Terra Sonâmbula, de Mia Couto
28 Março - Oríon, de Mário Cláudio 
2º trimestre – O tempo de D. João V, leituras prodigiosas
17 Abril – Memorial do Convento, de José Saramago
30 Maio – O Judeu, de Bernardo Santareno
27 Junho – A Redenção das Águas, de Carlos Querido
3º trimestre – Literatura de expressão Francesa
25 Julho – Como a Água que Corre, de Marguerite Yourcenar
29 Agosto – O Tartufo, de Molière
26 Setembro – Germinal, de Émile Zola
4º trimestre – Literatura do mundo
31 Outubro – A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera
28 Novembro – O Elefante Evapora-se, de Haruki Murakami
19 Dezembro – O Amor nos Tempos de Cólera, de Gabriel Garcia Marquez

20 dezembro 2013

AINDA E SEMPRE


Santo António e Santa Catarina, Josefa de Óbidos, sec. XVII. Escola Portuguesa. Mosteiro de S. Vicente de Fora

Ainda o Santo António, desta vez acompanhado de Santa Catarina, unidos os Santos fora do tempo que a cada um coube de vida terrena, por Aquele que é de todos os tempos. Mensagem que se reforça cada Natal, aqui pela mão de Josefa de Óbidos, síntese maior de poesia, pintura e humanidade.

Esta foi a minha escolha, para todos os que aqui vierem, a propósito de Leituras e Passeios; de  Lisboa, de S. Vicente de Fora e dos símbolos da nossa identidade cultural. Escolha esta para simplesmente desejar a todos Boas Festas. E um novo ano cheio de boas experiências.

17 dezembro 2013

ALFAMA, S. VICENTE DE FORA E AINDA...






De entre os tesouros e surpresas que nos reserva Alfama, para além de tudo o que fomos descobrindo no nosso percurso da Cerca Moura, aí está S. Vicente de Fora, Mosteiro-Museu e Igreja, que pessoalmente resolvi descobrir melhor ao som do órgão, no último sábado. Aqui deixo o testemunho de algumas imagens, incluindo a da lápide dedicada ao famoso "Henrique da Palma", cruzado participante da conquista de Lisboa, também referido por Saramago. Sem adiantar mais em relação à história, que vai perdendo o interesse conforme se aproxima vertiginosamente outro tema, e este de retornados, direi apenas que é em vão que se busca em S. Vicente a capela de Sto António com a figura típica do santo padroeiro de Lisboa com o Menino ao colo. A imagem que se patenteia é a de um Sto António de farpela branca e preta, como cónego regrante de Sto Agostinho, que o foi durante 10 anos, antes de optar pelos franciscanos, de espiritualidade mais a seu contento... são muitas as histórias, ainda a desvendar, mas que ficam para outras vezes. Por enquanto, num final de tarde de fabuloso sábado, assistimos gostosamente ao Circo de Luz no Terreiro do Paço, antes do prosaico regresso a casa. Fica a Magia.

15 dezembro 2013

RIQUITA

Riquita (Maria Celmira Bauleth), misse Angola e Portugal 1971
 
Deixei lá o meu poster da Riquita, tanto cuidado a dobrá-lo e não o trouxe, se o tio Zé não se tivesse posto aos gritos nunca me teria esquecido do poster da Riquita. Tinha um autógrafo e tudo.
 
O Retorno, p. 104.


14 dezembro 2013

RENDA DE PEDRA

PORTAL DA IGREJA DA CONCEIÇÃO VELHA, esta noite. Fez parte do nosso roteiro do passado domingo. Fui documentar-me: combinação do estilo manuelino com motivos decorativos tardo-góticos e renascentistas. No tímpano que tanta curiosidade despertou, apresenta-se a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, cobrindo com o seu manto, segurado por dois anjos, diversas personalidades. Entre elas, o rei D. Manuel I, a rainha D. Leonor, o papa Alexandre VI e o bispo de Lisboa.

13 dezembro 2013

A ADIANTAR SERVIÇO

O Retorno sobre Os Meus Sentimentos, o primeiro livro que li de DULCE MARIA CARDOSO. Já vou adiantado no da nossa sessão, "Então a metrópole afinal é isto", o comité dos trabalhadores do hotel, os plenários. A ver vamos.
 

09 dezembro 2013

HISTÓRIA DO CERCO DE LISBOA...




...Foi assim que, na senda de Raimundo Silva e do seu relato da Lisboa do Cerco na Lisboa de hoje, de porta em porta de muralha, de vestígio em vestígio de cerca, torre, postigo, adarve; por arcos, escadas, pátios, becos, ruas e ruelas, acabámos por percorrer gostosamente alguns quilómetros da (des)conhecida Alfama, cujo nome percebemos ter origem na localização de termas e banhos (hammam) da mourisca Al Usbuna... Mais uma surtida notável da comunidade, a propósito de um livro, de um autor, de muitas ideias, sobre ficção, sobre literatura; sobre História, entretecida esta com outras e variadas estórias. E muita amizade!

03 dezembro 2013

"O Retorno" de Dulce Maria Cardoso, 27 Dezembro às 21h00


Terminamos o ano com "O Retorno", onde a Dulce Maria Cardoso nos leva de volta a 1975 e ao drama vivido pelas gentes retornadas das ex-colónias portuguesas. O desenraizamento, o reaprender a viver, o começar do zero, a desconfiança, os ódios, as emoções violentas, a coragem, a esperança e também o amor. Uma amálgama de sentimentos a redescobrir neste romance.