11 junho 2021

EDELWEISS, A FLOR TALISMÃ DO AMOR

No capítulo 8 de “Olhai os Lírios do Campo”, Eugénio Fontes e Olívia vão jantar ao restaurante austríaco «Edelweiss«, nome de uma flor alpina de rara beleza. Naquele dia, a psicologia bipolar do protagonista estava do lado da satisfação e da autoestima. Com uma traqueotomia prontamente realizada salvara uma criança em estado agudo de laringite diftérica. Até o seu ateísmo ressentido parecia desaparecer: «Sim, Deus existia! – achava Eugénio. Recordações das lições da Bíblia no Columbia College. A ressurreição de Lázaro. A filha de Jairo. Cristo era um médico. Cristo podia ser aquela estrela pura.»

Edelweiss é a flor nacional da Áustria e da Suiça. Em “Música no Coração” o nome da flor aparece na letra de uma canção: «Edelweiss / Edelweiss / Bless my homeland forever.»

O que não sabia é que em Lisboa também há um restaurante «Edelweiss». Fica no nº 2 da Rua de S. Marçal, ali perto de S. Bento. Passei por lá hoje à hora do almoço. É um restaurante suíço em cuja ementa há pratos como «Strogonoff de vitela», «Salsicha alemã com molho de cebolas» e «Massa fresca suiça com queijo Emmental». Só abre para jantares a partir da 17 horas. Talvez algumas das nossas leitoras  ainda se disponham a ir a este restaurante experimentar os segredos da gastronomia alpina, e sempre com "Olhai os Lírios do Campo" em pensamento. O aspecto exterior do restaurante é frio e vulgar, mas por dentro, tanto quanto me apercebi, é simpático e acolhedor.


1 comentário:

Custódia C. disse...

Quando li o título, o que me veio à memória foi exactamente o "Música no Coração" e a canção interpretada pelo Capitão Von Trapp, num momento em que a Áustria tinha capitulado perante a Alemanha. Ele canta-a com um sentido nacionalista e contra o subjugo alemão...
Só vou começar a reler o livro na próxima semana. Li por volta dos 20 anos :)