02 outubro 2021

“A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol” de Haruki Murakami - 29 de Outubro às 20h00

Na primeira semana do primeiro mês do primeiro ano da segunda metade do século XX, ao protagonista, que também faz as vezes de narrador, é dado o nome de Hajime, que significa «início». Filho único de uma normal família japonesa, Hajime vive numa província um pouco sonolenta, como normalmente todas as províncias o são…

 

O romance de Murakami, parece encaixar bem no mote do 4º Trimestre: «A única coisa que nos resta diante dessa inelutável derrota a que chamamos vida, é tentar compreendê-la. Eis aí a razão de ser da arte do romance» (Milan Kundera)

1 comentário:

Emanuel disse...

Já ando com o Murakami, lido pela 3ª vez na nossa Comunidade. Capítulo 4:
«A primeira rapariga com quem fiz amor era filha única. Tal como Izumi, também ela não era exactamente o tipo de mulher capaz de fazer virar a cabeça a um homem; pelo contrário, podia dizer-se que passava quase despercebida. Apesar de tudo, desde o nosso primeiro encontro que me senti atraído por ela com uma violência que a mim próprio me espantou. Foi como se, ao andar pela rua em pleno dia, de repente fosse atingido por um raio invisível e silencioso. Sem razão de ser nem explicação. Não havia ali "mas" nem meio "mas" - estava apanhado.»
Veremos como segue a história de Hajime e destes "filhos únicos" do novo Japão.