08 maio 2020

A EDUCAÇÃO SENTIMENTAL, capítulo primeiro

L´éducation sentimentale, série de televisão de 1973, com Françoise Fabian (Marie Arnoux) e Jean-Pierre Léaud (Fréderic Moreau). Episódio da viagem de barco entre Paris (Quai Saint-Bernard) e Montereau correspondente ao capítulo primeiro do romance: 
«Foi como uma aparição.
Estava sentada, no meio do banco, completamente só ou, pelo menos, ele não se apercebeu de mais ninguém no deslumbramento que os seus olhos lhe transmitiram. (...)
Tinha um largo chapéu de palha, com fitas cor-de-rosa que, por detrás dela palpitavam ao vento. Os bandós negros, que lhe contornavam as pontas das longas sobrancelhas, estavam muito descaídos e pareciam comprimir amorosamente o oval do rosto.»
E assim se desencadeou uma atracção de grandes consequências no desenvolvimento da narrativa. 

2 comentários:

Custódia C. disse...

Um verdadeiro coup de foudre :)

Manuel Nunes disse...

Pois, Custódia, é isso, mas depois há todo um trabalho a fazer: o esforço para entrar no coração da senhora, fazendo-se grande amigo do marido, o marchand de arte Jacques Arnoux. Em Paris, naquele tempo, o jovem ambicioso que não tivesse uma amante era um ser completamente desqualificado, um anormal. Enfim, mais um livro "difícil". Aguentem-se e vão dizendo coisas.