17 abril 2019

O PARAÍSO PERDIDO (6)

Em 1901 era inaugurado o transporte electromotorizado na cidade de Lisboa: carreira Cais do Sodré a Algés. É num destes eléctricos que o pequeno Gabriel vai à praia (Pedrouços ou Algés?). À volta, apeiam-se no Terreiro do Paço (ele, a mãe e a irmã) e seguem pela Rua do Ouro. Num momento em que se separa delas, vai para o meio da rua e é colhido pela rede salva-vidas dum eléctrico que trava com um «grande estardalhaço» de ferragens. Envergonhado, não explica à mãe o sucedido. No entanto, pensa não ter sido nenhum Anjo ou Pomba de Pentecostes a salvá-lo: «se não tem pulado tão depressa para cima da rede, como os acrobatas!...» O nosso herói recusava assim a ideia do auxílio sobrenatural, aprendendo a acreditar em si e nas capacidades humanas.
(Cap. 14-Animais Nossos Amigos)

6 comentários:

Maria Amélia disse...

http://www.carris.pt/pt/electrico/15E/ascendente/
Elétrico, carreira atual 15E, a praia era em Pedrouços.
Como se pode verificar, sai da Praça da Figueira, faz o percurso descrito em E.P. e vai até Algés.
(Está na minha lista ainda não cumprida)

Maria Amélia disse...

Vendo melhor, o percurso atual parece ser feito apenas entre o C.Sodré e os Jerónimos... Não teria servido os propósitos da D. Adélia.

Maria Amélia disse...

Sobre as manas Perliquitetes: http://relvateresa.blogspot.com/2017/09/as-manas-perliquitetes.html, entre outros, referidos a Lisboa Desaparecida, vol.3, da Marina Tavares Dias.

Manuel Nunes disse...

Naturalmente que o nome de Perliquitetes dado às manas Sarah, Filomena e Paula pela mãe de Gabriel vinha do imaginário lisboeta, não podia ter sido inventado por ela. Eu cheguei a ouvir o nome, aplicado a alguém, hoje já caído no esquecimento. Mas desconhecia quem eram as figuras reais. Obrigado.

Custódia C. disse...

Eu ainda sou do tempo... em que vinha no Eléctrico 15 até à Cruz Quebrada :)

Bia disse...

Na 2ª. Parte - No Teatro da Miquelina, aparecem as manas e também o Senhor Julinho, o pinanejo, adepto de touradas.

No blog abaixo, há referência a um Luís de Almeida de Mello Castro também amador tauromáquico que terá sido o autor da alcunha das manas. Terá sido nele que JRM criou esta personagem?

http://lisboadeantigamente.blogspot.com/2015/07/personagens-alcacinhas-manas.html