13 fevereiro 2020

A SIBILA (4)

MIGUEL ÂNGELO, A Criação de Adão, Capela Sistina, Cidade do Vaticano

OS ADÕES D´A SIBILA:

-- ADÃO, conversado de Quina durante quatro anos.
Livrou-se da relação por mor de um casamento com rapariga de teres e haveres e fez questão de se explicar à conversada. Joaquina, que sabia quanto o poder do dinheiro pode obnubilar os sentimentos, deixou-o ir. Desejou-lhe felicidades e ficou como sua conselheira de bens e finanças pela vida fora.
-- FRANCISCO TEIXEIRA, marido de Maria e pai de Quina.
Era frouxo de cabeça, mas tinha um coração com asas e sabia fazer filhos.
-- LUÍS ROMÃO, mestre-escola, namorado de Estina, irmã de Quina.
Cito: «Elegante na mentira, já prevenido da irremediável pobreza de Estina, ainda a namorou algum tempo, sinceramente, comovidamente, sem desbotar a graça dos seus sorrisos, sem deixar de se despedir dela com um olhar morno e profundo(…). Um domingo deixou de aparecer.»
-- INÁCIO LUCAS, consorte de Estina.
Só o nome arrepia. Uma espécie de besta do apocalipse em versão belle époque rural. Deixou morrer os filhos, tratava mal a mulher. No desaparecimento da filha doidinha pareceu mostrar alguma humanidade. Pura ilusão. Disse então para a esposa, aturdida pela infelicidade: «Se a menina não aparecer, se ela não vier ter aqui, trazida pelos anjos ou pelos diabos, e sem que um pico de tojo lhe tenha arranhado a pele, abro uma cova no quinteiro e enterro-te lá.» A única pessoa a quem tinha algum respeito era a cunhada Quina.
-- AUGUSTO, filho de Narcisa Soqueira.
Vago pretendente de Quina, como se a água alguma vez se pudesse misturar com o azeite. Um triste.  

Bem dizia Maria à filha Justina no lance do seu casamento de conveniência: «Faz o que quiseres. Os homens não têm aproveitadoiro, é uma verdade. Mas…»    

2 comentários:

Custódia C. disse...

Inspiração no seu melhor, esta interpretação! Não sei o que é mais tentador, se o texto da Agustina ou a tua análise :) :)

Emanuel disse...

Cantés! Mas Agustina está bem no alto, aonde não se chega.
Já vou na velhice de Quina, capítulo XIV. E ao mesmo tempo vou lendo "A Montanha Mágica" :) :) É de louco ~~~~~~~~