20 fevereiro 2020

A SIBILA (9)

LITERATURA DE CORDEL

Fui conhecer a história da donzela Teodora de que se cita no Cap. XII d’ A Sibila aquela sentença engraçada sobre a mulher perfeita: larga em três sítios, estreita em três sítios, branca em três sítios, etc.
Conta-se rapidamente. No reino de Tunes, um mercador da Hungria comprou um dia uma formosa donzela cristã. Mandou-a educar e teve-a consigo até que os seus negócios faliram. A donzela sugeriu-lhe então que a vendesse ao Rei Miramolim Almançor pelo alto preço de dez mil dobras de ouro vermelho, pois certamente ele apreciaria a sua beleza e a fina educação que adquirira. Mercador e donzela foram à presença do rei para firmar o trato. O rei logo viu a beleza da donzela e quanto a educação e sabedoria submeteu-a a grande cópia de perguntas por parte dos seus sábios. Ela saiu-se bem de todos os confrontos e, no fim, o rei deu-lhe a liberdade, pagou-lhe as dez mil dobras de ouro e ainda lhe ofereceu um vestido de brocado. E assim, mercador e donzela voltaram a ser felizes.
Cito algumas questões levantadas por um dos sábios com as respostas da donzela Teodora:  «Donzella, mui bem tens dito, agora dize-me das idades das mulheres, em que cada uma he pesada; a Donzella de vinte annos que dizes della? A Donzella respondeo: digo-te Mestre, que se he formosa parece bem ás gentes, especialmente aos homens, que são da sua compleição; e a de trinta, e quarenta annos, que me dizes? Essas, Senhor, tem juizo em tudo, para aquellas que o não tem. Das de cincoenta anos, que me dizes? Essas, Senhor Mestre, te digo, que he para o cutelo. A de sessenta annos, que me dizes? Essa vos digo, Senhor Mestre, que he boa para andar estações. As de setenta annos, que me dizes? Digo que já he terra, e de fóra de toda a razão. Das de oitenta annos, que me dizes della? Essa vos digo, Mestre, que não me entendo com ella, e de humas e outras vos guarde Deos da melhor.»
Aqui fica. Muita atenção, leitoras, a estas sentenças de proveito e exemplo.   

2 comentários:

Custódia C. disse...

Isso é tudo muito redutor!!!

Manuel Nunes disse...

Literatura de cordel e está tudo dito.